.:Bem vindos a Galopando FM - Tocando a marca gaúcha! - Contato: galopandofm@gmail.com:.

Sobre o Rio Guaíba

Rio Guaíba
O lago Guaíba, também conhecido como rio Guaíba, é um grande lago (496 quilômetros quadrados) localizado no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, ao qual a cidade Porto Alegre está histórica e culturalmente ligada, desde a chegada dos primeiros casais açorianos até o atual desenvolvimento econômico da região.

Foi e ainda é considerado, por muitos, um rio, porém, após criterioso estudo envolvendo técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de universidades norte-americanas, foi classificado como um grande lago.


O lago Guaíba é um ecossistema que sustenta uma rica biodiversidade, onde interagem diversas espécies vegetais e animais, que dependem de sua boa qualidade e preservação.

Sua bacia hidrográfica abrange uma área de 85 950 quilômetros quadrados, equivalente a trinta por cento do território gaúcho. Nela, estão situados os núcleos industriais mais importantes do estado, concentrando dois terços da produção industrial do Rio Grande do Sul e os centros urbanos mais populosos, onde vivem setenta por cento da população do estado.